segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

MISTURA DE TWITTER E BLOG, TUMBLR COMEÇA A SE APROXIMAR DO BRASIL


Diretores da rede vêm ao país e planejam abrir escritório aqui ainda neste primeiro semestre

Usuários brasileiros são 12% dos blogs criados no Tumblr; apenas americanos são mais numerosos no serviço

ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO

Descontraídos e diretos como a rede social em que trabalham, Josh Nguyen e Mark Coatney, duas das cabeças principais do Tumblr, visitaram o Brasil na semana passada com a intenção de dar mais atenção ao país.

De todas as visitas a páginas no Tumblr, 2 bilhões têm origem no país. Os brasileiros representam ainda 12% do total de usuários do serviço -número somente menor do que o dos EUA, que têm 40%.

Os internautas nacionais começaram a entrar no radar da empresa no fim de 2010, quando um grande número de acessos do Brasil travou os servidores do Tumblr, rede em que usuários postam textos, vídeos e fotos, de forma simples, com recursos similares aos de blogs e do Twitter.

"Estamos aqui para entender como o Tumblr funciona no Brasil. Nos EUA o uso profissional em geral é muito grande. Marcas também usam muito a plataforma. Já aqui, parece que o foco é o humor", comenta Coatney, que saiu da revista "Newsweek" para trabalhar no Tumblr. "Pretendemos voltar mais vezes nos próximos meses, com mais pessoas."

Os executivos passaram por São Paulo para encontrar alguém que represente a marca -muitos dos candidatos foram garimpados na rede corporativa LinkedIn pelos próprios Coatney e Nguyen.

Os diretores querem abrir um escritório aqui ainda no primeiro semestre, o primeiro fora dos EUA, e planejam uma tradução integral da plataforma para o português.

"O Brasil é onde tudo está acontecendo, é o início de um grande protagonismo tecnológico", diz Nguyen.

Na conversa com a Folha, os diretores se mostraram curiosos e fizeram várias perguntas ao repórter: "Você tem Tumblr? Você gosta, que função você mais usa? O Instagram é popular por aqui? Você sabe se os brasileiros usam muito o Foursquare?".

Apesar de ser o segundo país em número de usuários, o Brasil ocupa a primeira posição quando o assunto é tempo gasto na rede social. O brasileiro gasta, em média, 30 minutos por visita ao Tumblr, segundo os executivos.

No mundo, o serviço atingiu no mês passado a marca de 15 bilhões de visitas a páginas por mês e cerca de 120 milhões de visitantes únicos.

No início do ano passado eram 2 bilhões de visitas, o que significa um aumento de 750% em um ano.

O crescimento acelerado resultou em algumas rodadas de investimento na empresa, que hoje está avaliada em US$ 800 milhões.

"Temos dinheiro suficiente por enquanto, não pretendemos abrir o capital como fez o Facebook. Além disso, ainda somos pequenos para pensar nisso", diz Coatney.

REMIX, PIPA E SOPA

Os diretores revelaram que ainda não têm grandes problemas com direitos autorais nos tumblelogs, mas Coatney crê que isso é só uma questão de tempo. A comunidade Tumblr, seja nos EUA ou no Brasil, tem como forte característica a cultura do remix.

No mês passado, cerca de 650 mil tumblelogs ficaram fora do ar em protesto contra o Sopa e o Pipa, projetos de lei norte-americanos que, se aprovados, poderiam resultar em bloqueio de grande parte dos tumblelogs.

Após os protestos dos tumblelogs e de outros sites, como Wikipédia e Reddit, as votações foram suspensas.

Mais de 140 mil ligações foram feitas ao Congresso do país por pessoas que mantêm tumblelogs. "Foi uma boa demonstração de nosso poder de mobilização", diz Coatney. "Eu acredito que, quando você remixa algo, cria algo totalmente novo!", completa.

Fonte: Folha de S. Paulo (06/01/2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário