quarta-feira, 7 de março de 2012

COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA VERSUS INSTITUCIONAL

Por Clarice Pereira

Hoje num mundo cada vez mais globalizado e competitivo, as empresas querem conquistar o seu público-alvo e precisam elaborar estratégias para atingir seus objetivos. Na atualidade, existe um número incalculável de organizações que fornecem produtos ou prestam serviços das mais variadas formas, sempre com o desafio de crescer no mercado competitivo. Assim, nesse caldeirão de tantos negócios, para alcançar o sucesso em seu nicho atuação, as empresas precisam “dar as caras”, fazer seus potenciais consumidores perceberem sua existência, além disso, mostrar um comprometimento sério com a qualidade dos bens que oferecem e com o meio em que estão inseridas.

Vivemos na Era da Informação! Hoje, conhecimento significa poder e quem foge das ferramentas de comunicação, perde oportunidade de alavancar suas vendas. Mas se, ao contrário, utiliza bem os meios de divulgação, agrega valor à sua credibilidade institucional e mercadológica. Por outro lado, uma notícia mal interpretada pode até comprometer a reputação de organizações e pessoas. Portanto, quem usa incorretamente os instrumentos de marketing, também corre o grave risco de ter a sua imagem arruinada.

Na chamada sociedade da informação é imprescindível que as empresas se preocupem com a sua visibilidade junto aos mais variados meios de comunicação e também com o seu público-alvo. Para isso, precisam saber utilizar bem os canais disponíveis. É nesse âmbito, em que falamos do poder da informação e da concorrência acirrada, que destacamos dois tipos de comunicação a serem desenvolvidas pelas empresas: a institucional e a mercadológica.

Antes de qualquer coisa, devemos distinguir bem esses dois formatos. Apesar de ambas fazerem parte da relação empresa-comunicação, as atuações dessas duas vertentes são bem diferenciadas. Precisamos entendê-las para que possamos utilizá-las da maneira adequada e em benefício da construção de uma boa imagem.

Na área institucional, a comunicação faz parte da gestão corporativa. Seus objetivos consistem em criar uma atmosfera positiva da organização frente à imprensa e à sociedade e, internamente, estabelecer uma relação favorável entre empresa, clientes, colaboradores e fornecedores. Ela deve gerenciar as diretrizes da comunicação empresarial. Essa atuação é responsável por gerar a identidade da empresa, além de trabalhar com as políticas da instituição, como a sua visão, missão, valores e seus conceitos éticos. Para isso, a elaboração de planos estratégicos, realizados por profissionais especializados, contribui para a exposição positiva e para a credibilidade do empreendimento e, com isso tornar seus porta-vozes como fonte de referência na mídia.

Internamente, o objetivo das ações de marketingé levar informações para promover a inclusão de todo corpo funcional da organização. Os meios utilizados são vários, entre eles: boletins internos, jornais, newsletters, intranet, murais, eventos, concursos, caixas de sugestões, dentre outros.

Já a comunicação mercadológica, como o nome anuncia, é voltada para as vendas. Ela atua no campo das estratégias que devem reforçar a imagem das marcas e produtos visando a sustentabilidade e a lucratividade da empresa.

Para escolher os planos de comunicação adequados e atingir esses objetivos, a organização precisa analisar alguns fatores, como: hábitos dos consumidores (para aceitação do produto); levantamento regional (o grau de necessidade, conhecimento e classes sociais do público consumidor local), tipo de serviço (gastronomia, escola, publicidade etc.) ou produtos (carros, roupas, comidas, bebidas, entre outros) e o mercado onde será bem consumido. 

Uma vez realizada toda análise, a comunicação mercadológica da empresa deve desenvolver ações criativas para fortalecer o relacionamento direto entre as marcas e seus consumidores. Essas ações podem incluir o uso de ferramentas de relacionamento com o público, tais como: o envio de mala direta, e-mails, take one, carta comercial, telemarketing etc.
 
Além do uso do marketing direto, a organização também pode trabalhar com canais de comunicação não pessoais que incluem a realização de eventos (feiras, exposições, encontros, lançamentos) e campanhas promocionais.

Vale ressaltar que aliar planos de promoção com as novas mídias podem gerar um resultado bastante satisfatório. A colocação de anúncios no ambiente virtual e o uso de redes sociais são exemplos de como o novo espaço, que está se disseminando cada vez mais no mundo moderno, pode ser utilizado para o processo de comercialização e divulgação das campanhas promocionais.

Com a intensa concorrência no mercado e a multiplicidade de empresas existentes numa sociedade, saturada de informações pelo ramo midiático e publicitário, torna-se ainda mais difícil chamar a atenção do público. Assim, os instrumentos de comunicação institucional e mercadológica são imprescindíveis para chamar atenção de seu público-alvo. Ambas devem trabalhar lado a lado: uma para que exponha o comprometimento institucional conquistando a confiabilidade; e a outra para que promova ações que reforcem a necessidade do produto ou serviço e, ao mesmo tempo, assegure a receita que toda empresa precisa ter para manter-se de pé, sustentável, geradora empregos e dividendos por um longo tempo. A Coca-cola que o diga!

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