segunda-feira, 5 de março de 2012

REDES SOCIAIS: OPORTUNIDADE E DESAFIO PARA EMPRESAS

Nas mídias sociais também é possível realizar publicidade,
Por LINK Portal

Para as empresas, a adesão cada vez maior dos internautas às mídias sociais significa, ao mesmo tempo, uma oportunidade e um desafio. Rodrigo Campos, gestor de Trade Marketing da LINK Portal da Comunicação, dá algumas dicas para quem não quer ficar fora das redes.

Cada vez mais discutidas, as mídias sociais chamam a atenção dos internautas, atraindo-os para essas plataformas interativas. Com uma audiência de 36,1 milhões de visitantes no ano passado, o Facebook se destacou como a mídia social de predominância aqui no Brasil. Além disso, no mês passado, o serviço de Mark Zuckerberg deu início à abertura de seu capital, passando a valer uma estimativa entre US$ 85 bilhões e US$ 100 bilhões na Bolsa de Valores. Com a abertura do capital, a mídia social Facebook gerará boas oportunidades para algumas empresas investirem em ações na Bolsa.

Não somente pessoas, mas também empresas atuam em redes utilizando plataformas como o Facebook. “É uma tendência”, afirma Rodrigo Campos, gestor de Trade Marketing da LINK Portal da Comunicação. “As mídias sociais ajudam na aproximação com os públicos-alvos, no entanto, é preciso atuar nelas profissionalmente para formar redes de interesse do negócio”.

Hoje ter um serviço de atendimento ao consumidor, um site corporativo ou um e-mail já não suficiente para as empresas se relacionarem com seus consumidores. Estar presente nas mídias sociais também gera negócios, porém, cada rede deve ser alimentada com conteúdos de relevância, preferencialmente de forma profissional.

Atualmente, profissionais da área de comunicação estão se especializando em serviços de rede para saberem lidar corretamente com os consumidores. A preocupação em atuar profissionalmente junto às redes sociais criou uma demanda por esse tipo de especialista nas companhias.
 
Quando o assunto é demanda, as empresas devem se atentar para questões como a privacidade on-line. O monitoramento constante da rede é essencial, caso contrário os danos podem ser catastróficos para a imagem da companhia.

Outro fator relevante é: com mais pessoas e empresas em mídias como o Facebook, as chances de visibilidade são menores. “Com mais contas existentes na plataforma, mais informações fluem pelos murais dos usuários. É preciso destacar-se, mostrar diferencial”, justifica o profissional.

Rodrigo alerta para o cuidado que devem ter as organizações que querem ou já atuam com redes sociais. “Criada a rede social da empresa, a comunicação passa a ter vias múltiplas. Não é como num site corporativo que as informações vêm de um para muitos. É preciso fazer um planejamento prévio das ações para atrair e manter  usuários”, explica. O especialista ainda ressalta que o perfil desses usuários sempre deve ser considerado: “na rede, os internautas filtram e compartilham aquilo que é de seu interesse, portanto a empresa precisa conhecer os visitantes. Em outras palavras, a companhia que atua nas mídias sociais tem que ser estratégica, senão só vai ter um serviço a mais para fazer”.

Apesar de desafiador, atuar nas plataformas digitais traz uma série de oportunidades para aproximar a empresa de seus públicos-alvos. Campos também ressalta que agir utilizando mídias sociais, como Facebook, Twitter, Tumblr, Orkut e outras, requer uma boa estratégia de marketing para atrair prospects ou fidelizar os clientes. “É essencial que a empresa mantenha as suas contas atualizadas nas mídias sociais, senão não haverá resultados satisfatórios. Isso se dá por meio de uma série de ferramentas disponíveis, desde textos casados com imagens até hiperlinks que direcionam para algum assunto mais específico e detalhado”.

Rodrigo Campos explica que além da interatividade é possível acompanhar o que os usuários, clientes e visitantes pensam sobre as atividades da empresa. “Esse feedback ajuda a companhia a melhorar o produto e o serviço agregado. Nas mídias sociais também é possível realizar publicidade, divulgar promoções, descontos, lançamentos de novos produtos, informações institucionais, entre outros”.

Um caso exemplar é o da “Galinha Pintadinha”, personagem de uma campanha publicitária rejeitada pelo cliente. Os publicitários então colocaram o material no YouTube e o ícone virou febre entre a garotada. Hoje a mascote ilustra desde cadernos personalizados até outros produtos de consumo infantil.

Foto: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário